Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/21 às 17h52 - Atualizado em 15/04/21 às 18h01

O poder da narrativa é tema do quarto dia de palestras da 1ª Semana Inspire um Jovem

COMPARTILHAR

Leonardo Aguiar, CEO do Parque Bambolim no shopping Iguatemi Fortaleza e Luis Carlos Fula, empreendedor e professor, foram os convidados desta quinta-feira compartilhando com os alunos um pouco de suas trajetórias, empreitadas e aprendizados.

 

 

“Não existe outra forma de começar se não for refletindo o porquê. As pessoas não compram o quê você faz, elas compram porquê você faz”, afirmou Leonardo logo após contar um pouco da história de sua empresa e sua bagagem profissional levando os participantes a refletirem sobre o propósito de suas vidas e ações.

 

O empresário falou ainda da importância de aprendermos com os outros, mesmo que sejam nossos concorrentes, a entender a importância dos detalhes, ouvindo com atenção aquilo que está sendo comunicado e lembrando sempre, que todas as pessoas são importantes, mesmo aquelas que pensam diferente de nós.

 

Logo ao término da primeira palestra, o Deputado Delmasso compartilhou com os jovens a história de um personagem bíblico. “Mefibosete foi um jovem que teve a sua vida marcada por tragédias e grandes frustrações, que possuía uma deficiência que ele acreditava ser seu maior limitador. Mas, em dado momento da história, Davi, o Rei da época, chamou Mefibosete para sentar-se em seu trono porque ele fazia parte da sua linha sucessória. Assim como esse jovem da bíblia, que não sabia sua identidade e pensava que sua deficiência o definia, muitas vezes, nos definimos pelas nossas deficiências, por aquilo que nos falta. O que quero dizer para vocês hoje, é que acreditem nos seus sonhos e nunca abandonem o seu. Eu tenho certeza, e posso falar como alguém que já esteve no Parque Bambolim com meu filho, muito mais do que um negócio que encanta como o Leonardo compartilhou, o espaço tem um propósito e conta uma história. E hoje as pessoas não estão mais interessadas em comprar apenas produtos e sim tudo aquilo que o envolve, sua história, sua paixão, seu propósito”, finalizou.

 

Luis Carlos Fula começou sua palestra falando sobre a admiração que sempre teve por aqueles que empreendiam, mas que no início de sua jornada tinha um entendimento equivocado sobre empreendedorismo. “Eu achava que precisava trabalhar para alguém porque eu não tinha dinheiro, isso era um grande limitador para mim. Eu fui trabalhar para os outros na ideia de me preparar para empreender”, declarou.

 


Ainda durante sua fala, o empresário citou a importância de entregarmos quando decidimos empreender. “Para você empreender você não precisa de dinheiro, você precisa de valor e dinheiro é apenas um tipo de valor. Existem outros meios, como força de trabalho, a estrutura que você já tem hoje e as conexões que você faz. Se eu soubesse lá atrás que existia outras maneiras de gerar valor que não somente o dinheiro, certamente eu teria empreendido antes”, afirmou.

 

Na sequência, Fula compartilhou o nascimento da marca Vai Bem Gelados e de como foi importante agregar valor na construção da mesma. “A Vai Bem nasceu no meio do boom de paletas mexicanas e naquele momento a gente entendeu que se gerássemos valor para a experiência e o produto, não precisávamos seguir aquele modismo e no posicionamos como uma marca brasileira, com toda nossa rica identidade e passamos a contar essa história. Tanto que nossos pontos de venda costumam ser chamados de pontos de encontro”, finalizou.

 

 

Promovida pela Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv-DF) por meio do Centro de Juventude (CJ), conduzido por Raquel Magalhães, professora do curso profissionalizante de Empreendedorismo Digital, o quarto dia de evento contou ainda com a participação de jovens de todo Distrito Federal, dos profissionais que estão à frente dos CJs e de Renata Oliveira, presidente do IECAP.

 

As palestras da 1ª Semana Inspire um Jovem dos Centros de Juventude são gratuitas e acontecem até segunda-feira, 19 de abril.

 

 

Serviço:

1ª Semana Inspire um Jovem– 12/4 a 19/4
Próximas palestras:

16/4: Beto Pinheiro (Coco Bambu), às 10h
19/4: Pedro Fernandes (Beiramar Imóveis), às 10h

Plataformas: Ao vivo no Zoom
Inscrições: https://forms.gle/roqVM2tuprMRxEot8