Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/05/23 às 15h51 - Atualizado em 18/05/23 às 16h03

Oficina de capacitação reúne gestores de entidades do DF

A segunda oficina de capacitação sobre o uso da moeda social reuniu cerca de 20 gestores e representantes de entidades religiosas, clubes esportivos e instituições sociais, na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Secretaria da Família e Juventude.

 

Durante as três horas de oficina ministrada pelo secretário da pasta, Rodrigo Delmasso,  os participantes puderam esclarecer dúvidas e aprimorar o modelo de trabalho nas instituições.

 

“Eu nunca tinha visto uma explanação tão clara e objetiva como essa. Nós sempre tivemos muitas dúvidas sobre como aplicar a moeda social e na oficina, pudemos compreender melhor. É um trabalho que os clubes têm vontade de fazer em contrapartida ao GDF à concessão do nosso terreno”, analisou Jair Dias, presidente do Clube dos Bombeiros.

 

A moeda social é um importante instrumento de desenvolvimento local. No DF, ela está regulamentada pela Lei n°1.614/2020, que tornou viável às entidades, a escolha do uso como alternativa de pagamento em substituição ao pagamento do preço público da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU).

 

“Estamos capacitando os gestores para que a moeda social seja cada vez mais utilizada e bem aplicada. Ganham as entidades e ganha a população do DF com mais serviços gratuitos à sua disposição. Queremos estimular esse ciclo de crescimento e engajamento para que cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade sejam alcançadas e beneficiadas”, salientou Delmasso.

 

Na prática, as entidades que optam pelo uso da moeda social, prestam mais serviços gratuitos à comunidade como retribuição nas comunidades onde atuam, seja na oferta de mais vagas no reforço escolar, na realização de atividades esportivas ou na linha de frente da assistência social.

Ao final do evento, foram servidos kits de lanche fornecidos pelo Sesc para todos os participantes.

 

Acompanhe as notícias das da Secretaria para participar das próximas oficinas.