Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/03/22 às 10h58 - Atualizado em 1/07/22 às 10h48

Aconteceu aula inaugural do programa Mais que Vencedor

Com a aula inaugural transmitida pelo YouTube, foram iniciadas nessa segunda-feira, 7 de março, as atividades do programa Mais que Vencedor. A iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) que tem como objetivo preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

 

A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas. A partir desta terça-feira, 8 de março, os alunos matriculados participarão de aulas ao vivo, pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

Em setembro, terão início as aulas preparatórias para Redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na inscrição: Gama, Taguatinga ou Sobradinho.

 

Como ato simbólico, a aula inaugural também recepcionou uma quantidade reduzida dos inscritos na unidade Sesi de Taguatinga. A solenidade contou com a apresentação da matriz curricular e a equipe pedagógica responsável pelo projeto.

E para festejar, a turma de música da escola Sesi realizou uma apresentação musical que emocionou todos os participantes.

 

 “Acredito que o ensino superior além de capacitar, nos permite alcançar um novo patamar de vida. Meu conselho a todos que participarão deste projeto é que agarrem esta oportunidade, porque tenho certeza de que isso fará a diferença”, destacou a secretária de Juventude, Luana Machado, durante a cerimônia de abertura, no Sesi Taguatinga.

 

A capacitação como forma de desenvolvimento também foi pontuada pelo 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano: “Estamos conseguindo com esse projeto dar a vocês a oportunidade, que muitos talvez não tenham tido, de se capacitar e de tentar um futuro diferente, melhor para todos, com o ingresso em uma faculdade de qualidade”.

 

A estudante do Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga, Ana Clara Amado, de 15 anos, soube da ação pelas redes sociais da Sejuv. “Esse ano participarei da primeira etapa do PAS e quando soube desse projeto me inscrevi na primeira semana. Agora, poderei me preparar melhor para a prova”, conta a jovem que tem o desejo de ingressar na Universidade de Brasília.

 

Participaram também da aula inaugural o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso, responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o programa, o diretor regional do Sesi-DF, Marco Secco, e a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

 

 

 

 

Programa Mais que Vencedor

 

A meta do projeto é atender a 4 mil jovens, em aulas preparatórias presenciais e online, em 2022. Pelo convênio, podem participar da iniciativa pessoas que estudam ou estudaram o Ensino Médio em escolas de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

 

As pré-inscrições tiveram início em janeiro, pelo site do Sesi-DF, com prioridade para alunos ou egressos de escolas públicas e, no momento, estão encerradas. Os candidatos classificados foram convocados em listas divulgadas pelo Sesi-DF para efetivação da matrícula de forma presencial. Aqueles que foram chamados, mas que ainda não compareceram, podem ir até a Central de Atendimento ou até a Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, até sexta-feira, 11 de março, das 7 às 18 horas. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas.

 

Dúvidas sobre o programa podem ser sanadas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O SAC também orienta alunos com dificuldades técnicas para acesso à plataforma Microsoft Teams, como problemas com login e senha.