Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
9/05/23 às 12h30 - Atualizado em 9/05/23 às 12h30

Centro de Juventude revela campeões no kickboxing

Final de semana de celebrar a transformação de vidas por meio do esporte no Distrito Federal. Com apoio da Secretaria da Família e Juventude do DF e da IECAP Agência de Transformação Social, os jovens Willian Carvalho (22) e Marcelo Victor (21) garantiram a vitória na categoria semiprofissional de kickboxing, pelo campeonato Fight Community, realizado no Centro Olímpico de São Sebastião.
Os atletas são alunos de muaythai no Centro de Juventude da Estrutural e conciliam os treinos intensos e a disciplina com a rotina de família, estudos e trabalho.
Para Willian, o espaço representa muito mais do que os treinos, abrindo as portas para oportunidade de recomeço. “Antes do CJ eu não tinha muita perspectiva de vida. Quando descobri o Centro, veio aquela esperança no final do túnel, um espaço bom para treinos, seguro e acolhedor. É difícil ter lugares assim na Estrutural, um lugar que é extremamente perigoso e vulnerável. Hoje, voltei aos estudos, penso em fazer uma faculdade de educação física para ajudar outros jovens, que, assim como eu, fui ajudado um dia”, afirma.
Sob o comando do treinador Cosme Compacto, os jovens têm se destacado nas modalidades de boxe, kickboxing e muaythai.
No coletivo do Juventude Team, que reúne os atletas do Centro de Juventude, eles somam mais de 30 conquistas, com aproveitamento de 90% nos campeonatos em que participam.
Segundo o treinador, “OCJ fornece muito mais que capacitação profissional, é uma oportunidade de crescimento pessoal, dando aos jovens uma nova visão de futuro. O sucesso nos treinos se dá pelo suporte que temos aqui, com estrutura, lanches, luvas de aparadores de chute, coisas que teríamos acesso somente em academias particulares”.
Visando aprimorar o desenvolvimento dos atletas e a capacitação de alto rendimento, o coordenador do CJ da Estrutural, Marcos Barreto, conquistou parcerias essenciais com profissionais e empresas locais para auxiliar no preparo físico dos jovens atletas, que contam com fisioterapeuta, massoterapeuta, nutricionista, preparador físico e academia.
Centro de Juventude
O Centro de Juventude é uma iniciativa da Secretaria da Família e da Juventude do DF, com parceria de gestão de Organizações da Sociedade Civil.
” O GDF está empenhado em promover e revelar o potencial do jovem do Distrito Federal por meio de programas como o Centro da Juventude. Nossa intenção é ampliar para que tenhamos mais jovens vencedores não só no esporte, mas na vida”, destaca, o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso.
Os espaços se destinam ao atendimento de jovens de 15 a 29 anos e oferecem gratuitamente cursos e oficinas para capacitação profissional, esportiva e cultural, além de atendimento psicossocial.
As inscrições para as atividades são realizadas diretamente nas unidades, localizadas na Estrutural (Praça Central 8), Ceilândia (QNN 13 em frente à estação de metrô Ceilândia Norte), Recanto das Emas (Quadra 508) e Samambaia Norte (QR 617) e Sul (Quadra 313).