Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/03/21 às 9h49 - Atualizado em 19/03/21 às 10h12

Centros de Juventude lança programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é lembrando e celebrado historicamente há mais de 100 anos em prol da luta e conquista de equidade de direitos às mulheres. A data de 8 de março ficou marcada como um momento de mobilização não só por direitos, mas pela conscientização sobre violências sofridas e por melhores condições de trabalho e melhor qualidade de vida para as mulheres.

 

Neste ano, o Centro de Juventude do Distrito Federal celebrará a data com uma programação especial: a Semana da Mulher do CJ.

 

A ação foi planejada com a equipe psicossocial do projeto, Andréia Arruda, psicóloga, e Eliane Salzano, assistente social, e trará convidadas para conduzirem as atividades que acontecerão entre os dias 8 e 11 de março.

 

Estão programadas palestras, rodas de conversa, oficinas de reflexão e momentos de cuidado com a saúde e o bem-estar.

 

 

A abertura da semana será com a fisioterapeuta Núbia Magalhães com o workshop “Automassagem: toque consciente para o autocuidado”, abordando alternativas viáveis de relaxamento durante o afastamento social, no reinício da rotina acadêmica e na jornada intensa das jovens em busca de suas metas e sonhos. Um momento especial para favorecer o autocuidado e a consciência corporal pessoal.

 

O segundo encontro será a roda de conversa com o tema “Enfrentamento à violência contra meninas e mulheres”, realizada em parceria com a Associação das Soroptimistas do DF, com a fala de Ana Cristina Melo Santiago, delegada por 25 anos e que esteve à frente na gestão da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher do Distrito Federal – DEAM em 2013.

 

Encerrando a programação, o workshop “Mulheres Cíclicas”, será de reflexão e prática sobre a consciência de fatores que regem o ciclo mensal feminino por meio da construção de ferramenta individual que auxilie o processo de autoconhecimento das jovens e será conduzido por Talissa Guimarães, estudante de psicologia e produtora de conteúdo na temática do autoconhecimento feminino.

 

“A mulher é um pilar fundamental da sociedade e da família, e felizmente, compomos um governo que valoriza sua presença, sua participação e as suas pautas. E para nós da SEJUV, nesse sentido, é imprescindível promover espaços de fala e possibilitar ferramentas de autoconhecimento e bem estar para as nossas jovens não somente nessa data, mas durante todo ano como temos feito”, pontua Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal.

 

O evento é destinado ao amplo público, de forma gratuita e será realizado virtualmente pela plataforma Zoom. Os links de acesso aos encontros serão disponibilizados nas redes sociais da Secretaria de Juventude do DF e do IECAP – Agência de Transformação Social. Durante a realização dos encontros serão sorteados brindes doados por parceiros para os participantes das atividades.