As unidades de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural estão com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos
A taxa de jovens desocupados aumentou nos últimos anos. Dados do relatório Education at a Glance 2022 (“Visão geral da Educação 2022”), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostram que 35,9% dos jovens brasileiros – entre 18 e 24 anos – estão na situação conhecida como “nem-nem”, isto é, não trabalham nem estudam.
Ainda de acordo com o levantamento da OCDE, apenas 33% dos jovens que ingressam no ensino superior concluem a graduação dentro do prazo previsto. Esses e outros dados levaram o Brasil a ser considerado o segundo maior país com jovens entre 18 e 24 anos que não trabalham nem estudam.
Na capital do país, o estudo “Retratos Sociais DF 2021 – Juventude”, divulgado em 2022, mostrou que 20,8% dos jovens estão na situação “nem-nem”. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e revelam também que a juventude representa cerca de 24% da população, o que mostra o quanto essa crise impacta na economia da capital.
O impacto social dos Centros de Juventude (CJs)
Para combater os reflexos desses dados no DF, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) tem atuado com máximo empenho para reduzir as situações de risco e vulnerabilidade social enfrentadas pelos jovens brasilienses. Os CJs são uma das principais ferramentas da Secretaria para promover inclusão e participação ativa na sociedade.
Eles atendem mais de 10 mil jovens por ano, com idade entre 15 e 29 anos, e viabilizam o acesso a assistência social, cultura, esportes e qualificação profissional. As cinco unidades de atendimento estão localizadas em Samambaia Norte e Sul, Ceilândia, Estrutural e Recanto das Emas.
Centros de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural
Os CJs de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural possuem gestão compartilhada entre a IECAP – Agência de Transformação Social e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Os espaços públicos oferecem cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.
Confira quais são as atividades disponíveis:
Demanda para a arte – Quadro de atividades
ATIVIDADES DISPONÍVEIS
Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural
Esporte
– Atletismo
– Futebol
– Hip hop
– Muay thai
– Caratê
Cultura
– Bordado e crochê
– Master Cria – Receita de Natal
– Teatro
– Break dancing
– Grafite
– Canto e flauta
– Violão
– Fotografia
– Oficina de biojoias
Profissionalizantes
– Informática
– Operador de micro
– Massoterapia
– Empregabilidade
– Marketing digital
– Cuidador de idoso
– Empreendedor digital
– Assistente administrativo
– Primeiros socorros
Como posso me inscrever?
Para participar de algum curso ou oficina, o jovem precisa ser residente na unidade de interesse – Samambaia, Ceilândia ou Estrutural. As matrículas para os cursos profissionalizantes podem ser realizadas presencialmente no CJ, por WhatsApp ou por meio do site www.iecap.org.br/inscricoes. Confira alguns cursos com matrículas abertas:
Centros de Samambaia Sul e Recanto das Emas
Os CJs de Samambaia Sul e Recanto das Emas são administrados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), por meio de parceria com o GDF.
Demanda para a arte – Quadro de atividades
ATIVIDADES DISPONÍVEIS
Recanto das Emas
Profissionalizantes
– Marketing digital
– Informática
– Barbearia
– Empreendedorismo
– Técnico de vendas
Esporte
-Futebol
– Futsal
– Jiu-jítsu
Samambaia Sul
Profissionalizantes
– Informática
– Marketing digital
– Barbearia
– Cabeleireiro
– Panificação
– Confeitaria
Esporte
– Jiu-jítsu
– Funcional
– Futsal
– Vôlei
Serviço
CJ Recanto das Emas
Endereço: Q. 508, CJ 17 – Recanto das Emas.
WhatsApp: (61) 98654-0919.
CJ Samambaia Sul
Endereço: Quadra 313 de Samambaia Sul.
Telefone e WhatsApp: (61) 3459-9378.
Como posso me inscrever?
Entre em contato para verificar a disponibilidade de vagas para o curso desejado e compareça presencialmente nas unidades para levar a documentação e efetivar a matrícula.
Além de atividades esportivas e cursos profissionalizantes, também acontecem semanalmente rodas de conversas e palestras, nas quais todos os alunos aprendem conteúdo extracurricular.