Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/03/23 às 18h01 - Atualizado em 30/03/23 às 18h03

Da vulnerabilidade à oportunidade: como os Centros de Juventude (CJs) transformam a vida dos jovens brasilienses

As unidades de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural estão com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos

A taxa de jovens desocupados aumentou nos últimos anos. Dados do relatório Education at a Glance 2022 (“Visão geral da Educação 2022”), em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostram que 35,9% dos jovens brasileiros – entre 18 e 24 anos – estão na situação conhecida como “nem-nem”, isto é, não trabalham nem estudam.

Ainda de acordo com o levantamento da OCDE, apenas 33% dos jovens que ingressam no ensino superior concluem a graduação dentro do prazo previsto. Esses e outros dados levaram o Brasil a ser considerado o segundo maior país com jovens entre 18 e 24 anos que não trabalham nem estudam.

Na capital do país, o estudo “Retratos Sociais DF 2021 – Juventude”, divulgado em 2022, mostrou que 20,8% dos jovens estão na situação “nem-nem”. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e revelam também que a juventude representa cerca de 24% da população, o que mostra o quanto essa crise impacta na economia da capital.


O impacto social dos Centros de Juventude (CJs)

Para combater os reflexos desses dados no DF, a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) tem atuado com máximo empenho para reduzir as situações de risco e vulnerabilidade social enfrentadas pelos jovens brasilienses. Os CJs são uma das principais ferramentas da Secretaria para promover inclusão e participação ativa na sociedade.

Eles atendem mais de 10 mil jovens por ano, com idade entre 15 e 29 anos, e viabilizam o acesso a assistência social, cultura, esportes e qualificação profissional. As cinco unidades de atendimento estão localizadas em Samambaia Norte e Sul, Ceilândia, Estrutural e Recanto das Emas.


Centros de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural

Os CJs de Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural possuem gestão compartilhada entre a IECAP – Agência de Transformação Social e o Governo do Distrito Federal (GDF).

Os espaços públicos oferecem cursos de qualificação profissional, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.

 

Confira quais são as atividades disponíveis:

Demanda para a arte – Quadro de atividades

 

ATIVIDADES DISPONÍVEIS


Samambaia Norte, Ceilândia e Estrutural

 

Esporte

– Atletismo

– Futebol

Hip hop

Muay thai

– Caratê


Cultura

– Bordado e crochê

– Master Cria – Receita de Natal

– Teatro

Break dancing

– Grafite

– Canto e flauta

– Violão

– Fotografia

– Oficina de biojoias


Profissionalizantes

– Informática

– Operador de micro

– Massoterapia

– Empregabilidade

– Marketing digital

– Cuidador de idoso

– Empreendedor digital

– Assistente administrativo

– Primeiros socorros

 

 

Como posso me inscrever?

Para participar de algum curso ou oficina, o jovem precisa ser residente na unidade de interesse – Samambaia, Ceilândia ou Estrutural. As matrículas para os cursos profissionalizantes podem ser realizadas presencialmente no CJ, por WhatsApp ou por meio do site www.iecap.org.br/inscricoes. Confira alguns cursos com matrículas abertas:


Centros de Samambaia Sul e Recanto das Emas

Os CJs de Samambaia Sul e Recanto das Emas são administrados pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), por meio de parceria com o GDF.

Demanda para a arte – Quadro de atividades


ATIVIDADES DISPONÍVEIS

 

Recanto das Emas


Profissionalizantes

– Marketing digital

– Informática

– Barbearia

– Empreendedorismo

– Técnico de vendas


Esporte

-Futebol

– Futsal

– Jiu-jítsu

 

 

Samambaia Sul

Profissionalizantes

– Informática

– Marketing digital

– Barbearia

– Cabeleireiro

– Panificação

– Confeitaria


Esporte

– Jiu-jítsu

– Funcional

– Futsal

– Vôlei

 

Serviço
CJ Recanto das Emas

Endereço: Q. 508, CJ 17 – Recanto das Emas.

WhatsApp: (61) 98654-0919.

CJ Samambaia Sul

Endereço: Quadra 313 de Samambaia Sul.

Telefone e WhatsApp: (61) 3459-9378.

 

Como posso me inscrever?

Entre em contato para verificar a disponibilidade de vagas para o curso desejado e compareça presencialmente nas unidades para levar a documentação e efetivar a matrícula.

Além de atividades esportivas e cursos profissionalizantes, também acontecem semanalmente rodas de conversas e palestras, nas quais todos os alunos aprendem conteúdo extracurricular.