Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/04/23 às 10h46 - Atualizado em 20/04/23 às 10h48

Gestores participam de oficina inédita sobre como utilizar a moeda social nas instituições

 

 

Cerca 50 inscritos, entre gestores e representantes de entidades religiosas, clubes esportivos e instituições de assistência social do DF, participaram, na manhã desta quarta-feira (19), da “I Oficina sobre moeda social” realizada no auditório da Secretaria da Família e Juventude.

 

Durante quatro horas de oficina ministrada pelo secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, os participantes receberam informações sobre como aderir à moeda social, elaborar um plano de trabalho e apresentar à Terracap para a sua correta implantação.

 

Para Silvina Araújo, mobilizadora social da Casa Azul Felipe Augusto, o encontro foi fundamental para esclarecer as dúvidas e aperfeiçoar o trabalho da Instituição“O conhecimento compartilhado vai nos trazer grandes benefícios para a continuidade do atendimento às pessoas vulneráveis”, afirmou. A Casa promove serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, capacitação de mulheres e possui um centro de formação de aprendizagem para jovens em Samambaia.

 

A escolha pelo uso da moeda social pelas instituições ocorre no momento da regularização do espaço público, quando elas optam em retribuir ao governo o pagamento da ocupação da área pública em prestação de serviços gratuitos para a comunidade onde atuam.

 

“Esse é um passo importante que nos traz segurança jurídica para nós que fazemos nossos projetos sociais e desenvolvemos nas nossas cidades”, destacou, Cláudio Fonseca, presidente da Comunidade Evangélica Vinho Novo de Samambaia Sul.

 

A iniciativa buscou fortalecer o diálogo com as instituições que aderiram à moeda social, prestando suporte com as informações necessárias.

 

“Quanto mais qualificadas as instituições estiverem no assunto, melhor vão prestar os seus serviços na sua comunidade. O nosso trabalho é para que mais pessoas sejam beneficiadas pelos serviços sociais prestados pelas entidades”, pontuou, Delmasso.

 

Para mais informações sobre a moeda social, procure a Assessoria de Assuntos Religiosos da Secretaria da Família e Juventude pelo e-mail assrel@sefj.df.gov.br ou por telefone: (61) 9 8326 0116.