Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/06/23 às 11h21 - Atualizado em 26/07/23 às 15h17

Juventudes Partidárias participam de 1ª Audiência Pública sobre PDJ

Representantes reuniram-se para iniciar proposição de metas que contemplem toda a juventude do DF

 

O Governo do Distrito Federal iniciou, nesta quarta-feira (28), a série de Audiências Públicas acerca da formulação do Plano Distrital Da Juventude (PDJ), proposta pela Secretaria da Família e Juventude que contou  com a presença de dez representantes das juventudes partidárias no DF, na sede do órgão, para a indicação das metas a serem alcançadas nos próximos anos e que resultarão em políticas públicas para a juventude em  11 eixos temáticos propostos pela SEFJ:

 

1. Cidadania, participação social e política e representação juvenil;
2. Educação;
3. Profissionalização, trabalho e renda;
4. Garantia da igualdade;
5. Saúde da juventude;
6. Cultura;
7. Comunicação e liberdade de expressão;
8. Desporto e lazer;
9. Território e mobilidade;
10. Sustentabilidade e meio ambiente;
11. Segurança pública e acesso à Justiça.

 

Durante a reunião, o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, reforçou a importância da participação dos representantes na indicação das sugestões e da força do debate, excluindo qualquer viés ideológico, para a construção de novos caminhos.

 

“Precisamos pensar em políticas públicas efetivas que beneficie a todos  e a proposta de iniciar a escuta com os representantes dos partidos é ampliar o debate e estimular que chegue às bases políticas que representam de maneira a dar lugar às mais diversas participações com perspectivas diferentes e realidades diferentes, isso é o que vai enriquecer a construção do Plano até à sua formatação final.”

 

Alguns pontos discutidos permearam assuntos como  saúde mental, mobilidade, assistência aos jovens periféricos, prevenção às drogas e estímulo ao esporte e à cultura.

 

“Precisamos pensar na saúde mental dos jovens, desenvolvendo projetos que estimulem à prática de esportes na prevenção ao consumo das drogas e também no combate à evasão escolar, exigindo frequência às aulas para participar dos programas”, sugeriu Fabiana Lacerda, representante do Partido Social Democrático – PSD.

 

O futuro das profissões foi ressaltado com o alto engajamento dos jovens no mundo da tecnologia e games. Para Carlos Pontes, “é importante incluir e ouvir esses jovens que estão dentro de uma economia que gera milhões e que os pais nem sempre entendem como uma possibilidade profissional”, afirmou o representante do Republicanos Jovem.

 

 

Outro ponto levantado foi acerca da mobilidade dos jovens para estudo e emprego com a tarifa zero estudantil. Na opinião de Vitor Zaupa, da juventude do Partido dos Trabalhadores – PT, “a falta de de recursos na fase de vida em que o jovem está, dificulta a sua locomoção para uma entrevista de emprego, por exemplo, e muitas vezes na continuidade dos estudos”, relatando a sua experiência pessoal quando estava à procura de oportunidade mas não possuía apoio.

 

Nesse sentido, Delmasso lembrou sobre a sugestão da extensão do passe estudantil também para jovens que são beneficiados por programas sociais do Governo como os Centro de Juventudes que, atualmente, estão localizados em cinco regiões administrativas do DF. “A nossa vontade é que cada RA possua um CJ, estamos trabalhando para isso”, sinalizou.

 

O GDF está empenhado em democratizar esse espaço, ouvindo todas as representatividades da juventude.

 

 

” Eu acho um grande mérito da Secretaria e do Governo Ibaneis criar esse diálogo, afinal de contas, as pessoas que mais serão impactadas se sentiam negligenciadas, então esse é um grande avanço”, avaliou, Ismael Junior
Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB

 

Após a audiência, os participantes comprometeram-se em levar  a discussão para os seus núcleos.

 

Participaram da audiência pública: Secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, chefe de Gabinete da Secretaria, Rafael Mazzaro, Gabrielly Santos, Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista – PDT, Vitor Zaupa, da Juventude do Partido dos Trabalhadores – PT, Carlos Pontes, do Republicanos Jovem, Geovani Rodrigues, do união Jovem BR, Fabiana Lacerda, do Partido Social Democrático – PSD, Victor Jefferson, do Partido Progessista Jovem – PP, Murilo loures, do Partido Progressista Jovem – PP, Ismael Souza, do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, Caio Henrique Machado, do  Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, Gabriel Barros, da União Nacional dos Estudantes – UNE/FNE.

 

 

Calendário das audiências públicas

 

 

• 28 de junho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Presidentes dos Diretórios do Distrito Federal. Inscrições aqui

• 19 de julho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Representantes das Juventudes ReligiosasInscrições aqui.

• 05 de julho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos alunos dos Centros de Juventude do DF; Inscrições aqui.

• 02 de agosto de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Representantes dos Movimentos Sociais de Juventude. Inscrições aqui.

 

 

Juventudes Partidárias participam de 1ª Audiência Pública sobre PDJ