Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/11/22 às 8h14 - Atualizado em 1/06/23 às 11h51

Norô Sport Day agita o feriado na cidade

Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

 

 

Moradores do Noroeste aproveitaram o feriado desta terça-feira (15) para conhecer e praticar novas modalidades esportivas na primeira edição do Norô Sport Day. Realizado pela Secretaria de Juventude (Sejuv-DF), o evento reuniu dezenas de pessoas a partir das 8h no Parque Burle Marx, com foco no esporte, saúde e lazer.

 

A programação contou com oficinas de corrida, futsal, calistenia, basquete, futevôlei, vôlei de praia, eletroestimulação, kangoo, pilates, vôlei, beach tennis, patinação artística, hockey, speed skate e tênis. Houve também atividades de lazer e sorteios de brindes.

 

“Hoje em dia, os jovens estão muito dentro de casa, no tablet, na internet, na televisão, e queremos que eles integrem o ambiente saudável e conheçam novas modalidades esportivas. A nossa ideia é trazer a população para esse espaço lindo e maravilhoso que é o Parque Burle Marx, uma entrega do governador Ibaneis Rocha”, afirma a secretária de Juventude, Leila Barreto Ornelas.

 

Para a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, trata-se de olhar a prática desportiva pelo viés da promoção de saúde. “Quanto mais as pessoas praticarem atividades físicas, mais qualidade de vida elas terão. Eventos que proporcionam o acesso às mais diferentes modalidades são importantes para de fato democratizar o esporte na nossa capital”, avalia a gestora.

 

Presidente da Associação Brasiliense de Esporte, Cultura e Saúde (Abecs), além de técnico e goleiro da equipe brasiliense de hockey, William Ferreira celebra a estreia do evento. “Minha vida toda foi dedicada ao esporte e conseguirmos trazer um evento tão bonito, com apoio do governo, é ótimo. Todos doaram seu tempo e serviço para a garotada”, afirma ele. “Esperamos que seja o primeiro de muitos que podem acontecer”.

 

A comunidade pôde conhecer talentos do esporte juvenil brasileiro e aprender fundamentos básicos nas modalidades disponíveis durante o dia. A moradora do Sudoeste Cristhiane Caldas, 43 anos, por exemplo, descobriu a calistenia, um treino físico que usa apenas o peso do corpo.

 

“É uma iniciativa muito bacana. Fiz um treino de calistenia de graça e que nunca tinha feito antes. Para quem não ia fazer nada hoje, já queimei umas 300 calorias. Estou no lucro”, brinca ela, que levou as duas filhas, de nove e 12 anos, para aproveitar o dia ensolarado.

 

Já o atleta da seleção brasileira de patinação de velocidade, Romildo Rocha, 28 anos, compareceu ao evento junto à equipe com a missão de divulgar o esporte. “A patinação de velocidade é como se fosse uma corrida sobre patins e não é uma modalidade tão conhecida em Brasília. Então, é a partir de eventos que podemos levar para mais pessoas”, completa Romildo, que acumula mais de 15 anos no desporto.