Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/03/22 às 9h09 - Atualizado em 29/06/22 às 18h38

Recanto das Emas ganha o quinto Centro de Juventude do DF

A Secretaria de Juventude do Distrito Federal inaugurou na tarde desta quinta-feira (24) o Centro de Juventude do Recanto das Emas. O espaço, que fica na Quadra 508, é o quinto do Distrito Federal e tem capacidade para atender 500 jovens por mês.

 

Entre as atividades, para jovens de 15 a 29 anos, estão cursos profissionalizantes, atividades de convivência, saúde e lazer, inclusão digital, cultura, formação para o empreendedorismo, acompanhamento psicossocial, prevenção ao uso de drogas ilícitas e ações sociais e comunitárias.

 

O projeto disponibiliza uma equipe multidisciplinar com psicóloga, pedagoga, assistente social, instrutores qualificados que acompanham os alunos dos Centros. Além de uma equipe de coordenação que atende prontamente às demandas dos jovens participantes.

 

O Centro da Juventude do Recanto das Emas será administrado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), por meio de parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

 

O diretor regional da Adra, Jeconias Neto, destacou a importância em implementar projetos voltados para a juventude em regiões de vulnerabilidade “O nosso papel é transformar esse espaço para que ele seja um local de referência para a juventude da nossa periferia”, contou.

Em comemoração, a inauguração foi marcada pelo evento que contou com a participação de várias autoridades, com a população que formou filas numerosas de jovens e familiares que depositaram ali, no espaço público, a esperança de mudar o destino de suas vidas.

 

“A juventude não é o futuro, a juventude é o presente, portanto, é necessário que políticas públicas como o Centro de Juventude sejam expandidas pelo DF e pelo Brasil”, disse a Secretária Nacional da Juventude Emilly Coelho.

 

Na cerimônia, o vice-presidente da CLDF Deputado Delmasso, que viabilizou a emenda parlamentar para o projeto, agradeceu ao Governo do Distrito Federal à atenção que é dada ao jovens do capital “O governo do DF é um dos poucos do país que possibilitou que houvesse uma secretaria exclusiva para cuidar dos jovens e isso merece o nosso reconhecimento”, afirmou.

 

“Quando assumi a Sejuv, um dos desafios era realizar a expansão do Centro de Juventude e presenciar esse momento de entrega me deixa emocionada. Aqui é um lugar de transformação, é nesse espaço que podemos qualificar, incentivar e conscientizar os nossos jovens sobre assuntos de relevância”, comemora a chefe da pasta, Luana Machado.

 

Além do Centro de Juventude do Recanto das Emas, já existem outros quatro, em Samambaia Sul, inaugurado há poucos dias, Samambaia Norte, Estrutural e Ceilândia.

 

João Pedro Souza, 17 anos, esteve presente na inauguração com a expectativa de se inscrever para as atividades esportivas “Sempre tive vontade de fazer um esporte ou um curso depois que saio da escola e agora tem esse lugar que é perto da minha casa, assim ficará mais fácil”, disse o estudante.

 

SERVIÇO

 

Lembrando que, a oportunidade é:

  • ️gratuita
  • ️presencial
  • ️para jovens de 15 a 29 anos que moram no DF.

 

 

Inscrições:

 

  • Recanto das Emas

(61) 98654-0919

Quadra 508, Espaço Esporte e Lazer – Recanto das Emas

 

  • Samambaia Sul

(61) 3459-9378

QN 313 – Conjunto B – área especial

 

  • Ceilândia

(61) 3372-9713/9 96296941

QNN 13, área especial módulo B – 1º andar (em frente à estação metrô Ceilândia Norte)

Acesse o site: https://iecap.org.br/pt_br/centro-de-juventude/

 

  • Samambaia Norte

(61) 3357-0312/9 9866-0959

QS 402, conjunto G, lote 01

Acesse o site: https://iecap.org.br/pt_br/centro-de-juventude/

 

  • Estrutural

(61) 3234-2195/9 9860-4894

Área especial nº8, na praça Central

Acesse o site: https://iecap.org.br/pt_br/centro-de-juventude/