Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/06/23 às 16h25 - Atualizado em 26/07/23 às 16h18

SEFJ convoca alunos de Centros de Juventude para discutir Plano Distrital de Juventude

 

A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) publicou no Diário Oficial do DF, desta terça-feira (13), chamamento público para a participação dos  alunos dos Centros de Juventude (CJ’s) em Audiência Pública que possui como objetivo colher propostas para a formulação do Plano Distrital da Juventude (PDJ). Os interessados deverão preencher formulário de inscrição para participar.  

 

A reunião será realizada no dia 05 de julho, às 15h, no Centro de Juventude da Estrutural, localizado na Área Especial da Estrutural, Praça Central 8.

 

Quem não puder comparecer à reunião, poderá contribuir com a sua proposta acessando a consulta pública online.

 

Além dos alunos dos CJ’s, a SEFJ apresenta um cronograma com  rodadas de discussão com outros setores da juventude como os representantes de Diretórios do DF, representantes das Juventudes Religiosas e representantes dos Movimentos Sociais.

 

Órgãos do GDF também foram consultados pela Secretaria e as propostas serão anexadas às demais sugestões apresentadas durante a jornada das audiências.

 

As metas apontadas por pessoas entre 15 e 29 que atenderão os jovens do DF, por meio de políticas públicas para os próximos dez anos.

 

“O Plano Distrital da Juventude cumpre uma das etapas do Estatuto da Juventude do DF e é fundamental a participação dos jovens nas suas sugestões para o aperfeiçoamento e fortalecimento das políticas públicas a partir das indicações levantadas nas audiências públicas”, afirmou o secretário da SEFJ, Rodrigo Delmasso.

 

Sobre o Plano Distrital da Juventude

 

O Plano Distrital da Juventude – PDJ consistirá em ser o instrumento de planejamento, gestão, integração, e consolidação dos direitos da juventude do Distrito Federal, dispostos no Estatuto da Juventude do Distrito federal, instituído pela Lei Distrital nº 6.951, de 20 de setembro de 2021, para ser executado pelos órgãos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do Distrito federal que atendam esta população com vigência decenal.

 

Onze eixos temáticos guiarão a formulação do Plano Distrital. Os participantes indicarão metas a serem alcançadas para cada tema abordado nas audiências. São eles:

 

1. Cidadania, participação social e política e representação juvenil;
2. Educação;
3. Profissionalização, trabalho e renda;
4. Garantia da igualdade;
5. Saúde da juventude;
6. Cultura;
7. Comunicação e liberdade de expressão;
8. Desporto e lazer;
9. Território e mobilidade;
10. Sustentabilidade e meio ambiente;
11. Segurança pública e acesso à Justiça.

 

Calendário das audiências públicas

 

 

• 28 de junho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Presidentes dos Diretórios do Distrito Federal. Inscrições aqui

• 19 de julho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Representantes das Juventudes ReligiosasInscrições aqui.

• 05 de julho de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos alunos dos Centros de Juventude do DF; Inscrições aqui.

• 02 de agosto de 2023 – Realização da Audiência Pública com a participação dos Representantes dos Movimentos Sociais de Juventude. Inscrições aqui.