Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/03/22 às 10h07 - Atualizado em 29/06/22 às 17h51

Sejuv lança projeto Estilo de Vida

Aconteceu na última quinta-feira (17), o lançamento do programa Estilo de Vida. A Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) promoverão, até o fim do ano, 13,5 mil atendimentos com serviços relacionados aos cinco sentidos da vida. O público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos de escolas públicas do DF.

 

O objetivo da iniciativa é promover aos estudantes de 10 escolas públicas do DF ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde. Os alunos têm a oportunidade de passar por todos os serviços. A primeira parada é no Centro Educacional (CED) 01 da Estrutural, onde os caminhões do Sesi já estão a postos para realizar atendimentos, com previsão de término até a última semana de março, quando as carretas seguirão para outra escola.

 

Para comemorar o início das atividades do projeto, o Centro Educacional recebeu a visita da secretária de Juventude Luana Machado, do vice-presidente da CLDF deputado Delmasso e o superintendente do Sesi-DF Marco Secco, que além de visitarem cada espaço destinado aos atendimentos também tiveram a oportunidade de interagir e conversar com os alunos beneficiados.

 

O superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, destacou o diferencial que a entidade terá nos atendimentos que serão prestados: “O Sesi-DF já tem uma expertise na questão da preocupação com a saúde, vamos poder atender e também educar o jovem para ter hábitos saudáveis. O GDF tem uma preocupação social forte, e isso vai contribuir de forma direta para a qualidade de vida do cidadão”.

 

O deputado distrital Rodrigo Delmasso, responsável pela destinação da emenda parlamentar, celebrou a chegada da iniciativa e enalteceu a parceria entre o GDF e o poder legislativo em outras entidades para o avanço de políticas públicas. “O governador Ibaneis mudou essa concepção e as coisas mudaram para melhor. Não se vê bandeira partidária, não se vê se é da oposição ou da base, ele apoia e pede ao seu secretariado que priorize projetos que sejam bons e que vão fazer uma entrega direta à sociedade”, ressaltou.

 

“Com a saúde em dia, todas as outras coisas são mais facilmente desenvolvidas”, pontuou a secretária da Juventude, Luana Machado. “Queremos, com essa iniciativa, fazer com que os jovens cuidem da saúde tanto física quanto emocional e, com isso, trazer mais qualidade de vida. Hoje é um dia de muita alegria por podermos entregar mais esse projeto à população”, conclui.

 

Um impacto que também terá reflexos na comunidade acadêmica, segundo a diretora do CED 01 da Estrutural, Estela Accioly. “Agradecemos muito a oportunidade que nossos estudantes terão de ter um atendimento especializado. Nós da comunidade da Estrutural precisamos muito dessas parcerias. Com certeza vai melhorar a qualidade de aprendizagem dos nossos estudantes. Eles poderão ser mais produtivos em sala de aula, impactando no seu processo de aprendizagem”.

 

A estudante Maria Helena de Melo, de 15 anos, foi umas das participantes. Além de acompanhar a oficina de culinária, na qual ensina receitas com ingredientes de fácil acesso, também passou pelo atendimento odontológico. “Eu gostei muito do atendimento, me senti a vontade e tirei todas as dúvidas que eu tinha, agora, estou aguardando o dia da consulta com o oftalmologista”, contou.